domingo, 2 de fevereiro de 2014

*GABARITO* Pref. Cachoeirinha/RS (2012): 10 Questões de Língua Portuguesa

QUESTÃO 01 – Em relação às ideias contidas no texto, analise as assertivas a seguir:

I. Segundo o autor, é aos vinte anos que se tem a oportunidade de descobrir que para ser um excelente profissional é necessário abrir mão das alegrias da juventude. (ERRADA!)

II. A fim de reacender o ânimo em seus alunos, o autor relata-lhes que, em sua existência, todos os profissionais competentes e afáveis obtiveram sucesso profissional. (CORRETA!)

III. O fato de ter experiência e de ser competente estabelece perante os jovens alunos a ideia de que não se deve dar chance à fala de professores amargos e infelizes. (ERRADA!)

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

QUESTÃO 02 – Considerando a grafia das palavras, analise as afirmações que são feitas:

I. Na linha 02, ambas as lacunas, visando à correta grafia das palavras, devem ser preenchidas pela letra x(CORRETA! As palavras são rebaixando e cabisbaixos)

II. Em desilu__ão (l. 06) e de__afiadora (l. 22), a letra z preenche corretamente as duas lacunas. (ERRADA! As palavras são com a letra s desilusão e desafiadora)

III. Em ran__o (l. 09) e a__egurei (l. 16), ss completa corretamente ambas as lacunas. (ERRADA! A palavra ranço é com ç e a palavra assegurei é com ss)

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

QUESTÃO 03 – Avalie as seguintes propostas de substituição de palavras ou expressões do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( V ) Na linha 03, a expressão houve um mutismo pode ser substituída por estabeleceu-se um silêncio, mantendo-se o sentido original. (CORRETA! "... houve um mutismo inicial de indecisão até que alguém desabafou ..." para "... estabeleceu-se um silêncio inicial de indecisão até que alguém desabafou ..." )

( F ) As expressões lamúrias (l. 04) e agruras (l.05), por se equivalerem semanticamente, podem ser usadas uma pela outra. (ERRADA! "... na última hora tinham estado a escutar as lamúrias de um professor que, deprimido e
desencantado, desfiara todas as agruras de uma profissão ..." A palavra lamúrias vem de lamentação e agruras vem de amargura, desgosto)

( F ) magnitude poderia substituir exultação (l. 24) sem provocar alteração de sentido. (ERRADA! "... a saudável exultação da vida estava de volta ..." para "... a saudável magnitude da vida estava de volta ..." A palavra exultação significa intensa alegria, já a palavra magnitude significa grandeza, amplitude)

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V.
B) V – F – V.
C) F – V – V.
D) V – F – F.
E) F – F – F.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

Para responder às questões 04 e 05, considere o seguinte fragmento do texto:

Finalmente, quando(1) garanti que(2) sempre que encontrassem um velho bem-sucedido e que lhes pudesse servir de modelo, podiam ter certeza de que ele trocaria tudo o que conquistara pela maravilhosa idade deles e com ela a chance de__afiadora de recomeçar e tentar outra vez fazer mais e melhor, os sorrisos se(3) abriram, e(4) fui convidado para tirar uma foto com o grupo todo.(l. 20 a 23)

QUESTÃO 04 – Analise as seguintes considerações sobre pronomes utilizados no fragmento.

I. Todos os pronomes salientados no fragmento acima têm o mesmo referente. (ERRADA! Essa é fácil de verificar, pois alguns pronomes estão no plural outros no singular)

II. O pronome lhes funciona como complemento do verbo pudesse. (ERRADA!)

III. Os pronomes deles e ela têm distintos referentes. (CORRETA)

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e III.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----


QUESTÃO 05 – Em relação aos elementos que estabelecem a coesão no fragmento, identificados pelos números 1, 2, 3 e 4, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( V ) quando(1) introduz uma oração subordinada adverbial temporal. (CORRETA!)

( F ) que(2) e se(3) exercem a mesma função: reúnem orações que pertecem ao mesmo nível sintático. (ERRADA!)

( V ) A conjunção e(4) estabelece relação de coordenação entre as orações que reúne. (CORRETA!)

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V.
B) V – F – V.
C) F – V – V.
D) V – F – F.
E) F – F – F.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----


QUESTÃO 06 – Em relação a determinadas formas verbais utilizadas no texto, analise as assertivas a seguir:

I. desfiara (l. 05) e julgara (l. 09) denotam uma ação anterior a outra já passada.
(CORRETA!)

II. Caso a forma verbal quis (l. 03) fosse substituída por quisera, não se promove alteração na informação contida na frase, nem necessidade de ajustes estruturais. (ERRADA!)

III. Na última linha do texto, o verbo sentir está flexionado no pretérito imperfeito do indicativo, indicando ação permanente. (ERRADA!)

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----


QUESTÃO 07 – Caso a palavra jovens (l. 08) seja passada para o singular, quantas outras alterações devem ser feitas para manter a concordância no período em que está inserida?

"... Claro estava que aqueles jovem tinham sido vitimados pela amargura de alguém infeliz com o que fazia ... "

A) Uma.
B) Duas.
C) Três.
D) Quatro.
E) Cinco.


----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

QUESTÃO 08 – Assinale a alternativa cuja reescritura da frase Os alunos chegaram para a aula da tarde, mais silenciosos do que o habitual (l. 01) mantém o sentido original.

A) Para a aula da tarde, os alunos silenciosos chegaram habitualmente.

B) Para a aula da tarde, os alunos chegaram mais silenciosos do que o habitual.

C) Os alunos mais silenciosos chegaram para a aula da tarde, além do habitual.

D) Os alunos chegaram habitualmente para a aula da tarde, mais silenciosos.

E) Os silenciosos alunos chegaram como de hábito para a aula da tarde.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----


QUESTÃO 09 – Sobre o uso de acento gráfico em palavras do texto, analise as afirmações que seguem:

I. O pronome pessoal reto nós (l. 10), sem o acento gráfico e em outro contexto, pode, quanto à classe gramatical, representar também um pronome oblíquo. Além disso, pode também ser classificado como contração. (CORRETA!)

II. Em fazê-los (l. 13), o verbo recebe acento gráfico por ser uma paroxítona. (ERRADA!)

III. Na linha 24, a palavra Daí recebe acento gráfico por constituir-se em um ditongo decrescente. (ERRADA!)

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

QUESTÃO 10 – Considere as seguintes ocorrências da palavra que:

I. Linha 01.
II. Linha 03 (1ª ocorrência).
III. Linha 04.
IV. Linha 05.
V. Linha 09 (2ª ocorrência).

Em quais delas, a palavra que funciona como pronome relativo?

A) Apenas I, II e III.
B) Apenas II, III e IV.
C) Apenas I, II, III e IV.
D) Apenas II, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

Comentário

Ocorrências da palavra "que"

I. Linha 01: Os alunos chegaram para a aula da tarde, mais silenciosos do que o habitual. 

* mais silenciosos do que o habitual.
COMPARATIVA – aparece no início de uma oração subordinada adverbial comparativa.

É uma Conjunção Subordinativa Comparativa

II. Linha 03 (1ª ocorrência)Quando quis saber o que ocorrera, houve um mutismo inicial de indecisão até que alguém desabafou.

* Quando quis saber
* Ocorrera quando (= o que) quis saber
            Adjunto Adverbial de Tempo

Pronome relativo QUE com função de Adjunto Adverbial de Tempo

III. Linha 04: na última hora tinham estado a escutar as lamúrias de um professor que, deprimido e desencantado, desfiara todas as agruras de uma profissão.

* Lamúrias de um professor
Professor (=que) desfiara todas as agruras de uma profissão
         Sujeito

Pronome relativo QUE com função de Sujeito

IV. Linha 05: desfiara todas as agruras de uma profissão que só lhe trouxera desapontamento e desilusão.

* Desfiara todas as agruras de uma profissão
* Só lhe trouxera desapontamento e desilusão de uma profissão (= que)
                                                                                       Predicativo do Sujeito

Pronome relativo QUE com função de Predicativo do Sujeito

V. Linha 09 (2ª ocorrência): julgara na condição de espalhar gratuitamente seu ranço sobre cabeças que ainda não tinham vivido o suficiente para argumentar

julgara na condição de espalhar gratuitamente seu ranço sobre cabeças
* Ainda não tinham vivido o suficiente para argumentar sobre cabeças (= que)
                                                                                               Predicativo do Sujeito

Pronome relativo QUE com função de Predicativo do Sujeito

----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x ----- x -----

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